Um painel solar (também conhecido como módulo solar) consiste em uma camada de células de silício, uma estrutura de metal, uma unidade de revestimento de vidro e fiação para transferir a corrente elétrica do silício. O silício (atômico nº 14 na tabela periódica) é um não metal com propriedades condutoras que permitem que ele absorva e converta a luz solar em eletricidade utilizável. Quando a luz atinge uma célula de silício, ela faz com que os elétrons do silício sejam colocados em movimento, iniciando um fluxo de corrente elétrica. Isso é conhecido como “efeito fotovoltaico” e descreve a funcionalidade geral da tecnologia de painel solar.
A ciência de gerar eletricidade com painéis solares se resume a esse efeito fotovoltaico. Foi descoberto pela primeira vez em 1839 por Edmond Becquerel e pode ser considerado uma propriedade de materiais específicos (conhecidos como semicondutores) que lhes permite criar uma corrente elétrica quando são expostos à luz solar.

O processo fotovoltaico funciona através das seguintes etapas amplas:
- A célula solar fotovoltaica de silício absorve radiação solar
- Quando os raios solares interagem com a célula de silício, os elétrons começam a se mover, criando um fluxo de corrente elétrica
- Os fios capturam e alimentam essa eletricidade de corrente contínua (DC) para um inversor solar para ser convertido em eletricidade de corrente alternada (AC)
A título de informação:
O sistema nasceu m 1954, quando a Bell Labs desenvolveu a primeira célula fotovoltaica de silício. Embora a energia solar já tivesse sido capturada e convertida em energia utilizável por meio de vários métodos, somente depois de 1954 a energia solar começou a se tornar uma fonte viável de eletricidade para alimentar dispositivos por longos períodos de tempo. As primeiras células solares converteram radiação solar em eletricidade com uma eficiência de 4 por cento - para referência, muitos painéis solares amplamente disponíveis hoje podem converter a luz solar em energia solar com eficiência acima de 20 por cento, um número em constante aumento.
Embora a adoção da energia solar tenha sido lenta no início, uma série de incentivos e políticas contribuíram para reduzir o custo dos painéis solares o suficiente para serem mais amplamente adotados. Neste ponto, a energia solar já está sendo um conceito amplamente difundido no país. É uma questão de tempo para todos aderirem.